Tamanhos dos papeis Gráfica Rápida

Tamanhos dos papeis Gráfica Rápida Especificar o tamanho e o formato do papel para o material gráfico é uma forma de facilitar todo o processo e garantir que o material seja produzido exatamente como o imaginado. Pensando nisso, preparei este artigo para explicar tudo sobre os principais formatos de papel utilizados na indústria gráfica. Vamos […] O conteúdo Tamanhos dos papeis Gráfica Rápida aparece primeiro em Lucas Da Gráfica.

Tamanhos dos papeis Gráfica Rápida

Tamanhos dos papeis Gráfica Rápida

Especificar o tamanho e o formato do papel para o material gráfico é uma forma de facilitar todo o processo e garantir que o material seja produzido exatamente como o imaginado.
Pensando nisso, preparei este artigo para explicar tudo sobre os principais formatos de papel utilizados na indústria gráfica. Vamos lá?

Inventado pelos chineses por meio de fibras de origem vegetal, o papel se tornou o suporte principal para desenvolver os mais diversos materiais. Seja para a escrita ou para o desenho, o papel continua sendo fundamental, especialmente na indústria gráfica.

Ao longo do tempo, o uso do papel foi se aperfeiçoando e, dessa forma, inúmeros métodos de classificação e tipificação do papel foram criados. Todos tinham como objetivo auxiliar o ser humano a lidar melhor com o papel

Os papéis podem ser classificados de acordo com:

  • Cor;
  • Gramatura;
  • Textura;
  • Formato/Tamanho.

Confira a seguir quais são os principais formatos de papel!

Formatos de Papel – Série A

O padrão de formato de papel da série A consiste na relação em que cada tamanho de papel é exatamente metade do tamanho anterior (quando dobrado de forma paralela aos comprimentos curtos).

Esse sistema possibilita inúmeras aplicações, como a produção de folhetos menores em papéis dobrados ao meio, redução e ampliação de imagens sem precisar de fazer cortes, etc.
Isso acontece porque a relação entre os comprimentos e larguras das folhas de papel é igual a raiz quadrada de 2.

Principais definições dos formatos de papel da série A:

  • O comprimento dividido pela largura é igual a 1,4142 (√2);
  • O tamanho A0 possui área de 1m²;
  • Cada tamanho subsequente A(n), em que n é o número do formato, dá-se como A(n-1) dobrando o tamanho paralelo aos lados curtos.
  • Quanto maior o número n, menor é o tamanho do papel. Da mesma forma, quanto menor o número n, maior é o tamanho do papel.

A6

Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, por exemplo. Por ser pequeno mas, ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.
Além disso, vale lembrar que esse formato também é largamente usado para confeccionar bloco de notas.

A5

O papel A5 tem dimensões de 148x210mm e, por isso, é uma versão pequena em relação às folhas tradicionais. Por causa do seu tamanho, é ideal para alguns produtos gráficos.
Blocos de notas, agendas e convites estão entre as principais possibilidades. Flyers e materiais de divulgação econômicos também podem adotar esse tipo.

A4

O A4 é o estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo. Apresenta as dimensões clássicas de 210x297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes.
No cotidiano de uma empresa, é o responsável por carregar relatórios e documentos. De forma gráfica, recebe catálogos, revistas, cartazes, papéis timbrados e vários outros materiais. Muito versátil e com características intermediárias, atende à maioria das necessidades.

A3

Partindo para os formatos de papel com maior tamanho, o A3 é uma escolha com 297x420mm de dimensão. Com medidas robustas, é voltado para certos usos especiais.
Do ponto de vista gráfico, é uma alternativa ideal para a impressão de materiais como certificados e diplomas, assim como de elementos de divulgação, por exemplo, catálogos premium. Apesar de ser menos comum que o A5 e o A4, ainda é fácil de ser encontrado.

A2

A versão A2 apresenta dimensões de 420x594mm. Por ser um papel bastante grande, tem um uso específico para certas necessidades, o que não o torna tão comum quanto outras alternativas.

É o caso, por exemplo, de fazer a impressão de cartazes em um só processo. Graças ao tamanho, é possível ter um resultado contínuo e de alta qualidade.

A1

Em muitas gráficas, o A1 é o maior entre os formatos de papel disponíveis. Ele apresenta 594x841mm, o que garante atendimento a boa parte das necessidades. Em geral, a impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação ganha prioridade.
Além disso, a folha também pode ser utilizada para aumentar a produtividade, Um material do tipo consegue comportar, por exemplo, uma folha A2, uma A3, uma A4 e duas A5. Assim, dá para realizar a impressão múltipla de materiais menores.

A0

Considerada a maior de todas, a A0 tem 841x1189mm. O A0 é uma boa escolha para imprimir grandes cartazes e banners. No entanto, o mais comum é recorrer à opção para fazer impressões múltiplas. Ela comporta duas folhas A1 ou tudo que o esse material é capaz de apresentar. Assim, é adequado para imprimir grandes quantidades.

 

Tamanhos dos papeis Gráfica Rápida