Como montar uma gráfica Rápida

COMO MONTAR UMA GRÁFICA RÁPIDA? Está pensando em abrir uma gráfica rápida, mas não sabe por onde começar? Você não está sozinho. Fique tranquilo! A maioria das pessoas que quer montar uma gráfica rápida não sabe, de verdade, como iniciar o negócio. Mas, afinal, montar uma gráfica dá dinheiro? Quais equipamentos preciso comprar? Quais serviços posso vender? Se […] O conteúdo Como montar uma gráfica Rápida aparece primeiro em Lucas Da Gráfica.

Como montar uma gráfica Rápida

COMO MONTAR UMA GRÁFICA RÁPIDA?

Está pensando em abrir uma gráfica rápida, mas não sabe por onde começar? Você não está sozinho. Fique tranquilo!

A maioria das pessoas que quer montar uma gráfica rápida não sabe, de verdade, como iniciar o negócio. Mas, afinal, montar uma gráfica dá dinheiro? Quais equipamentos preciso comprar? Quais serviços posso vender?

Se você também está com essas dúvidas, vamos te contar um segredoas gráficas de sucesso de hoje em dia também já passaram pela mesma dificuldade. Mas você não precisa passar pela mesma dificuldade.

Neste artigo, descubra como montar uma gráfica rápida, quais os equipamentos necessários, dicas de como vender seus serviços gráficos e muito mais! Vem com a gente?

MONTAR UMA GRÁFICA RÁPIDA: OS 4 PILARES ESSENCIAIS

Para montar uma gráfica rápida, você precisa definir 4 pilares que serão a base do seu negócio. São eles:

    1. Escolher a localização e identificar os concorrentes;
    2. Definir o público-alvo;
    3. Indicar os serviços que você pretende vender;
    4. Selecionar os equipamentos e fornecedores.

No mercado gráfico, estas informações são fundamentais, e também vão ajudar a criar o seu plano de negócios.

PILAR #1: ESCOLHER A LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAR OS CONCORRENTES

Escolher o local onde você pretende instalar sua gráfica é importante para descobrir qual será, provavelmente, seu público-alvo. E, naturalmente, quem serão seus concorrentes.

Se você abrir sua gráfica em um local industrial, por exemplo, as empresas ao redor serão seu público-alvo. Já se for ao lado de uma universidade, os estudantes serão seu público-alvo.

Uma dica é sempre pensar que você precisa estar onde seu público-alvo está.

Mas será que existe um local ideal? Bom, o local ideal precisa ser de fácil acesso para clientes e fornecedores, com grande fluxo do público-alvo e sem concorrentes nas proximidades.

Mas nós sabemos que isso nem sempre é possível, não é verdade? Portanto, para ajudar na decisão do local, tenha seu plano de negócios em mãos e veja quais são seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades em relação ao local.

Vamos imaginar que esteja pensando em montar sua gráfica no centro da cidade, próximo a muitos restaurantes. Você já foi lá, conheceu o local, e identificou o seguinte:

  • Pontos fortes: local privilegiado em relação à concorrência, com estacionamento próprio.
  • Pontos fracos: aluguel caro.
  • Oportunidades: os restaurantes são frequentados por muitos empresários. Vai dar pra criar oportunidades e atender essas empresas.
  • Ameaças: há outra gráfica em um bairro próximo, com mais de 10 anos de mercado. E os preços dela são baixos.

Com essas informações em mãos, basta rever suas estratégias e decidir se será, ou não, um bom negócio investir neste local.

Precisa de ajuda para fazer essa análise? Leia este artigo sobre como fazer uma análise SWOT de uma empresa. Faça a análise de acordo com o local escolhido.

PREFIRA LOCAIS COM GRANDE FLUXO DE PEDESTRES E VEÍCULOS

A princípio, quanto maior for a quantidade de pessoas que passarem perto do seu negócio, maiores serão as chances de conseguir novos clientes.

Assim, seu investimento em anúncios locais será melhor aproveitado. Você vai conseguir, por exemplo, expor facilmente suas ofertas e promoções para possíveis interessados.

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Super dica: Você já conhece as estratégias de preços psicológicos para vender mais? Com essas estratégias é possível realizar vendas por impulso e conquistar ainda mais clientes.

sinalização externa, sobretudo, é muito importante, pois, além de informar os pedestres, também informa as pessoas dentro dos carros, que costumam se mover em um fluxo mais rápido.

AO MONTAR SUA GRÁFICA RÁPIDA, FIQUE ATENTO AOS CONCORRENTES

“Encontrei o lugar perfeito, mas há outra gráfica perto. O que devo fazer?” Isso é mais comum do que você imagina. Assim como você, outras gráficas também procuram lugares onde o público-alvo esteja presente.

Neste caso, lembra do exemplo que demos acima? Pegue seu plano de negócios e analise os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Dessa forma, faça a comparação com os concorrentes.

E não se esqueça: se você não souber alguma informação dos concorrentes, basta pesquisar na internet. Ou até mesmo ligar para essas gráficas e pedir informações (sem demonstrar que você é um concorrente dele).

O mais importante é saber quando lutar ou desistir de algum local. Tome decisões baseadas nas suas análises, e não em “achismos” ou opiniões alheias.

PROCURE POR ESTACIONAMENTOS PRÓPRIOS OU NAS IMEDIAÇÕES

Lembre-se: você precisa criar uma experiência de compra maravilhosa para seus clientes. Nesse sentido, é preciso atendê-lo bem e fazer ele se sentir confortável ao comprar na sua gráfica. Quanto mais feliz e satisfeito o cliente estiver, mais fiel e recorrente ele se tornará.

Não se engane: a experiência de compra não se limita ao atendimento no balcão. Tudo começa quando o cliente está prestes a entrar na sua gráfica. O estacionamento, a calçada, o visual externo, a climatização, os cheiros… tudo influencia no subconsciente do consumidor e muda o jeito como ele está vivendo aquele momento.

CARGA E DESCARGA DE INSUMOS E EQUIPAMENTOS

Periodicamente você vai receber insumos e outros materiais dos fornecedores. Se os pedidos vierem por transportadora, por exemplo, será preciso de um local grande para estacionar e descarregar o caminhão.

Caso não haja, a transportadora, provavelmente, vai tomar o espaço dos carros. E a descarga será mais trabalhosa!

PILAR #2: DEFINIR O PÚBLICO-ALVO

Você já escolheu um local e agora sabe para quem quer vender. Mas eles não serão seus únicos tipos clientes. Como você está montando uma gráfica rápida, o público-alvo não vai ficar restrito a um nicho específico. É possível atender a diversos mercados ao mesmo tempo.

  • Imagina que uma empresa precisa imprimir sacolas personalizadas para distribuir brindes entres os funcionários, você pode fazer;
  • Se um restaurante quiser imprimir cardápios, também dá pra pegar;
  • Um arquiteto quer imprimir plantas e projetos arquitetônicos, atendê-lo será uma oportunidade;
  • E se um consultor for até você para imprimir cartões de visita, claro que não irá negar.

Mas preste atenção: o que vai impedir sua gráfica de aceitar algum trabalho são as impressoras.

Caso um cliente queira imprimir 10.000 cartões de visita em alta gramatura, e a sua impressora não for capaz de rodar essa demanda, terá de recusar o trabalho.

EXEMPLO DE ATENDIMENTO DE UMA GRÁFICA RÁPIDA

Digamos que comprou algumas máquinas e decidiu abrir sua gráfica rápida perto de uma faculdade. A intenção é atender os estudantes que circulam ali.

Neste caso, você vai imprimir trabalhos comuns, TCCs, projetos de arquitetura, imagens, entre outras coisas.

Eventualmente, mesmo que os estudantes sejam seu público-alvo (devido à localização), você poderia atender o restaurante ao lado que quer renovar os cardápios. E também a empresa do pai de um aluno, que precisa de flyers para divulgação de um produto.

É importante definir quais públicos irá atender para investir nas máquinas certas. Porém, conforme sua gráfica cresce, invista em impressoras mais poderosas, e, consequentemente, o seu público será maior.

Dica rápida: enquanto você não tem capacidade de alta produção, pode terceirizar os serviços que não suporta. Mas seja como for, quanto melhor forem os equipamentos de impressão, mais tipos de serviços você vai vender.

PILAR #3: INDICAR OS SERVIÇOS QUE VOCÊ PRETENDE VENDER

Muitos iniciantes erram na escolha dos serviços oferecidos. Ou pior: não conhecem todos os serviços que são capazes de vender.

O faturamento de uma gráfica rápida depende disto. Nesse sentido, se você não conhece os tipos de serviços que uma gráfica produz, confira nossa lista completa de tipos de serviços gráficos e surpreenda-se!

Depois de ver a lista, pense naquilo que pode ser interessante para seu público-alvo e faça alguns testes. De antemão, o mais importante é vender aquilo que o seu cliente precisa, e não o que você quer.

Não invista em um produto ou serviço que você acha que vai dar certo. Faça um teste de vendas e certifique-se de que seu cliente terá interesse.

E fique atento nas tendências e novos desejos do seu público-alvo. Há muitos concorrentes por aí. Oferecer “só” o básico não funciona mais.

DIVERSIFIQUE-SE DA CONCORRÊNCIA

Entregue sempre um trabalho perfeito. Esta é a melhor maneira de fidelizar seu público e aumentar seu negócio. O mercado gráfico é um dos poucos nichos em que há muito valor agregado, e você precisa explorar isso.

Quando uma pessoa quer fazer algum produto personalizado, ela não quer apenas um produto! Ela quer guardar uma experiência de vida.

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Por exemplo, álbuns não são só algumas fotos, são momentos importantes da vida de alguém. As pessoas querem a melhor qualidade e o melhor papel, pois aquilo tem valor sentimental.

E o valor sentimental é o mais caro. Quer mais dicas incríveis? Preparamos um artigo especial ensinando como vender serviços gráficos e encantar os clientes.

PILAR #4: SELECIONAR EQUIPAMENTOS E FORNECEDORES

Antes de mais nada, não há como montar uma gráfica rápida sem as melhores impressoras para seus serviços. Elas são o núcleo do negócio. O problema é que existem dezenas de impressoras gráficas profissionais à venda. Fazer a escolha certa pode ser muito complicado para quem está iniciando.

Vamos te ajudar falando apenas das máquinas responsáveis pelo produto final de uma gráfica. Não iremos comentar sobre equipamentos como computadores, etc.

Os equipamentos iniciais necessários para montar uma gráfica rápida são: impressora; guilhotina; plastificadora; vincadeira e perfuradora.

Com estes cinco equipamentos, a princípio, já é possível montar sua gráfica rápida. Você será capaz de produzir cartões de visitas, agendas, panfletos, folders, flyers, cardápios, agendas, cadernos, documentos plastificados e muito mais.

Quanto ao resto das máquinas, não se preocupe. O segredo é terceirizar. É muito comum terceirizar serviços no ramo gráfico. A maioria das gráficas terceiriza serviços. Seja pela alta demanda ou por não ter os equipamentos adequados. Não há problema nisto.

Os equipamentos gráficos mais importantes são as impressoras. Invista a maior parte do seu tempo e dinheiro nelas.

RECOMENDAÇÕES DE EQUIPAMENTOS PARA MONTAR SUA GRÁFICA RÁPIDA

Chegamos aonde que você queria, né? Então vamos lá. Dividimos esse tópico de acordo com o tamanho (porte) de gráfica que está pensando em abrir.

Pequeno porte

A impressora ideal para montar uma gráfica rápida de pequeno porte é a Canon C3525. Trata-se de um equipamento de entrada. E é uma multifuncional, ou seja, ela também faz cópias.

Recomendamos essa impressora para um volume de até 10.000 impressões mensais. Ela até consegue imprimir mais do que 10.000 por mês, porém, acima deste volume, é melhor optar para uma impressora maior.

Serviços: cópias, cartões de visitas, fotos, folders, flyers, panfletos, cartazes, calendários personalizados, brindes para festas, adesivos, convites, agendas, crachás, transfer (tecido, metal e madeira), entre outros.

Grande porte

Mas se a ideia for uma gráfica rápida de grande porte, aí pode partir para a Canon C710. É um equipamento robusto, capaz de imprimir até 70 páginas por minuto sem perder qualidade. É recomendada para mais do que 10.000 impressões por mês.

Serviços: cópias, catálogos de luxo, revistas, mídias com texturas especiais (ranhuras e metalizadas) cartões de visitas, fotos, folders, flyers, panfletos, cartazes, calendários personalizados, brindes para festas, adesivos, convites, agendas, crachás, transfer (tecido, metal e madeira) e muito mais.

EQUIPAMENTOS DE ACABAMENTO

Guilhotina – As guilhotinas servem para dar o acabamento final nos impressos e garantir que o produto tenha qualidade e consistência.

A guilhotina manual requer mais trabalho, pois o volume de papel que ela suporta é menor, além do esforço ser braçal.

Vincadeira – A vincadeira serve para criar vincos nos papéis sem que a fibra do papel seja danificada.

Plastificadora – A plastificadora, ou laminadora, adiciona um revestimento plastificado aos impressos aumentar a durabilidade.

Perfuradora – As perfuradoras servem para criar furos nos papéis. Muito comum em cadernos e agendas.

PS:Se você tem interesse em produzir livros sob demanda na sua gráfica, confira este artigo.

CUIDADOS AO ESCOLHER O FORNECEDOR DAS IMPRESSORAS

Existem muitos “profissionais” que se dizem especialistas no mercado gráfico. Mas, no final, tudo o que eles querem é vender algumas impressoras. Desde já, fuja dos vendedores, escute os consultores.

Consultores gráficos são especialistas no assunto. Eles sabem quais equipamentos serão melhores para o seu negócio. E sabe por que um consultor gráfico de verdade não vai vender uma máquina que não atenda suas necessidades? Porque ele perde credibilidade.

Comprar uma impressora profissional para gráfica não é como comprar um caderno. O investimento é alto. Então, quando um consultor perde a confiança do mercado, ele perde muitas vendas.

Confira algumas dicas para ajudar na escolha do seu fornecedor:

  • Prefira quem já está há bastante tempo no mercado;
  • Não compre impressoras, peças ou toners de origem duvidosa;
  • No caso de revendas, busque aquelas que são oficiais das marcas;
  • Pesquise sobre o suporte técnico da empresa, pois isso é muito importante. Afinal, se a sua máquina parar, você vai perder dinheiro. Gráficas precisam de técnicos capacitados e ágeis.

EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA MONTAR UMA GRÁFICA RÁPIDA

Mantenha sua gráfica regularizada com as devidas leis. De acordo com o Sebrae, você precisa realizar os seguintes procedimentos:

  • Providencie o registro na Junta Comercial para a liberação do contrato social;
  • Obtenha o registro da Receita Federal para tirar o CNPJ;
  • Faça o registro junto à Secretaria Estadual de Fazenda para obter a Inscrição Estadual;
  • Providencie o alvará de funcionamento junto à Prefeitura do Município e ao Corpo de Bombeiros Militar;
  • Solicite o alvará de licença sanitária junto à Prefeitura do Município;
  • Lembre-se de estar devidamente enquadrado na Entidade Sindical Patronal;
  • Faça o cadastro junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS

estoque da gráfica é sua responsabilidade. Não é do seu fornecedor, tampouco do seu cliente. Você não vai querer perder clientes pela falta de material, certo?

Então, lembre-se de manter seu estoque atualizado, tanto para os insumos dos clientes, como papéis, quanto para os insumos das máquinas, como suprimentos.

DIVULGAÇÃO

Alguns gráficos ficam tão preocupados com a parte técnica do negócio que esquecem que um bom marketing faz toda a diferença. Logo, faça promoções de lançamento, dê brindes, crie perfis nas redes sociais e interaja com o seu público constantemente.

Enfim, liberte sua imaginação e encante seus clientes. Afinal, nós sabemos que “quem não é visto, não é lembrado”.

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Tome cuidado ao contratar os funcionários, principalmente aqueles que vão operar as impressoras. E fique atento para evitar os erros bobos, pois eles podem estragar seus equipamentos. Portanto, treinamento é fundamental.

Quer um exemplo? Já vimos operadores rodar impressões sem notar que havia clips no papel. Resultado: Mais de R$ 5.000,00 em prejuízos para trocar as peças danificadas.

 

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